Encontros – Fábulas (6º ano)

Momento Cinema

Unidade Portugal

6º ano

Professor:  Márcio                                                                     Disciplina: História

 

Descrição: Atividade 11 – Momento Cinema

 

A proposta da atividade foi promover, por meio da análise de imagens, um diálogo com a Crise da Roma Republicana, que estava sendo discutido em sala de aula.

Para isso, o professor desenvolveu a atividade 11, em que aparece uma foto do filme “O homem mosca”, em que ele aparece pendurado em um ponteiro de um grande relógio, no alto de um edifício, correndo grandes perigos durante uma fuga e o desencontro com o amigo que o salvaria de uma enrascada.

A proposta foi analisar a foto e, depois, comparar a imagem com o trecho do filme, assistido em sala de aula, questionando sobre os detalhes da foto e da cena e como eles são responsáveis por gerar emoções tão diferentes entre si, analisando a função da fotografia e do cinema.

Depois, o mesmo foi feito com a imagem do filme “Spartacus”, comparando-a com a cena do filme em que ocorre – momento em que o dominador propõe liberdade a um grupo de homens escravizados, desde que revelem quem é Spartacus, mas todos dizem o ser, não entregando seu líder.

Apesar de diferentes, as cenas mostram a luta pela sobrevivência e os alunos perceberam essa relação, analisando e apontando semelhanças e diferenças entre as peças analisada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *