Encontros – Fábulas (6º ano)

Livro de Imagens – João

Unidade Portugal

6º ano

Professora:  Maridelia                                        Disciplina: Inglês

Descrição: Livro de Imagens – João

 

Aula 1

Os alunos ouviram e assistiram à história João e o Pé de Feijão em inglês, na íntegra, pelo canal Youtube.

Aula 2

Eles receberam tiras de papel contendo sentenças da referida história, até a parte em que a mãe de João fica irritada com ele pela má negociação da vaca com feijões mágicos e não dinheiro, e joga os grãos pela janela.  À medida que eles iam ouvindo a história, tinham que colocar as frases na ordem em que a narrativa se desenvolvia.

Aula 3

Após colocarem todas as frases na ordem, de acordo com o listening, os alunos fizeram o registro em inglês, até essa parte da história. A professora aproveitou para dar ênfase aos verbos regulares e irregulares no passado, pois era o conteúdo da matéria em andamento.

Aula 4

Foi perguntado aos alunos o que eles fariam fossem a mãe do João. Eles tinham que sugerir uma ação diferente da que ocorreu na história, que foi atirar os feijões pela janela. Esse momento foi marcado pela proposta de os alunos usarem o auxiliar WOULD para falar sobre uma situação hipotética: “If I were Jack´s mother I would…” (se eu fosse a mãe do João, eu …)

Aula 5

A partir das sugestões, cada um narrou o crescimento de seu pé de feijão, baseado na nova ideia sobre a atitude da mãe com os feijões. Na subida de João pelo pé de feijão, a cada degrau ele recebia a visita de uma personagem de outras histórias, e essas personagens davam dicas ao João de como visitar um outro lugar (no caso, a casa do gigante) de maneira sustentável, sem depredar, desgastar, sem desperdiçar, respeitando o espaço e a cultura do outro.  Os alunos escolheram as personagens e desenvolveram diálogos em Inglês entre as duas personagens.

Aula 6

Lançando mão de uma atividade de speaking, os alunos representaram o diálogo que

elaboraram.

Aula 7

O objetivo foi trabalhar o tema moral principles (princípios de moral), abordando a questão dos furtos que João fazia, sempre que ia à casa do gigante. Os alunos discutiram, em grupo, se João representava ações sustentáveis todas as vezes que subia no pé de feijão e visitava a casa do Gigante. Foram abordados os aspectos econômico, ambiental e sociocultural, e tratadas as seguintes questões: biodiversidade, respeito, preservação, impactos, rentabilidade.

Conclusão

O trabalho com o Programa Mundo Leitor abre diversas possibilidades para aulas diversificadas, sem perder de vista os assuntos a serem estudados. Em um ambiente contextualizado, a aprendizagem desenvolve-se de forma embasada e interessante, e a construção do conhecimento torna-se significativa.