Encontros – Água (7º ano)

Supermergulho

Unidade Portugal

7º ano

Professor: Igor Magela Merchi                               Disciplina: Ciências

Atividade 01

 

Objetivos

Fazer com que os alunos integrem conhecimentos da área de Ciência, Geografia e História, relacionados a algumas doenças endêmicas (por exemplo: Cólera, Gripe Aviária, Ebola, Varíola, Malária, Dengue, entre outras) de determinados continentes, por meio de pesquisas e atividades práticas realizadas em grupos.

 

Descrição

Aula 1

Os alunos foram divididos em grupos de no máximo 4 pessoas e, após a observação e interpretação do livro imagético Iara, desenvolveram a atividade 01 do livro Água. Nessa atividade, os grupos fizeram pesquisas sobre as regiões assinaladas no mapa da atividade 01, procurando por reportagens sobre doenças endêmicas de cada região. As manchetes encontradas foram transcritas no livro de atividades.

Aula 2

Para cada doença encontrada na aula anterior, o grupo teve que identificar o AGENTE ETIOLÓGICO (causador), o VETOR (transmissor), quando houvesse, e os principais meios de prevenção relacionados. O texto produzido foi transcrito e entregue utilizando o aplicativo Mosyle.

Aula 3

Os alunos receberam um Mapa Mundi impresso em folha A4 e pintaram as regiões onde ocorrem as doenças encontradas por eles. Em seguida, encontraram o aplicativo Quiver (disponível gratuitamente na App Store dos ipads) para filmar, fotografar e interagir com os mapas pintados.

Conclusão

Ao final da atividade, os alunos foram capazes de compreender melhor sobre importantes doenças, suas causas, transmissões, prevenções, bem como suas regiões de endemismo e alguns fatores históricos, quando existentes, sobre elas.

 

Avaliação

A atividade valeu 1 ponto extra, sendo avaliadas cada uma das etapas realizadas por meio de observação da participação bem como pela entrega final de cada etapa da atividade.